Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 dezembro, 2008

JCG/DEZ.2008: Providência Divina

Nos últimos anos muitos acontecimentos têm chamado a atenção da humanidade. Nenhuma nação, por mais rica e poderosa, tem ficado imune a eles, trazendo incertezas e temor a toda humanidade. Crise econômica, recessão, aumento de juro, demissões em massa, falta de emprego, estas são algumas das más notícias destacadas nos últimos dias pela mídia. Mas, além disso, a humanidade já convive em meio a guerras, fome, pestes, aquecimento global, tsunamis, terremotos, furacões, enchentes e criminalidade, enfim, acontecimentos relatados nas escrituras, todos eles prenunciados por Jesus Cristo no Sermão profético narrado na Bíblia pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Neste sermão, Ele menciona as "guerras e rumores de guerras" e acrescenta: "Porque nação se levantará contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares". Frases estas, que até parecem tiradas dos telejornais diários, mas foram ditas há cerca de 2000 anos por Cristo - acontecimentos escatológicos que abalarão a humanidade, chamados nas Escrituras de tribulações, aflições ou até adversidades.
Em momentos como esses, não há outra alternativa senão seguir os conselhos da Bíblia: "buscai ao Senhor, enquanto se pode achá-Lo"; "entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará"; "orai sem cessar" e esperar pelas providências de Deus nas horas de adversidade.
A Bíblia relata inúmeras onipotências, milagres e intervenções de Deus em favor daqueles que O buscam e, que Nele esperaram. Um episódio em especial, ocorreu com a nação de Israel, no qual Deus se manifestou com Suas providências e livrou Seu povo de um grande mal. Na mesma maneira que o povo de Israel se viu num momento adverso, nós também podemos assim nos encontrar. Porém, como Deus lhes providenciou escape e libertação, assim agirá em nosso favor, em qualquer época.
Em Êxodo 13 e 14, a nação de Israel havia conquistado sua libertação da escravidão do Egito, graças às providências de Deus. Em dada altura da caminhada, depararam-se com o Mar Vermelho, e atrás deles vinha o grande e bem equipado exército do Faraó em perseguição. O que fazer? Para onde escapar quando se está numa situação em que aos olhos humanos parece não ter solução? O caminho, a única saída está nas manifestações das providências de Deus, e elas ocorreram.
O povo de Deus atualmente precisa se conscientizar que as adversidades são uma realidade a ser enfrentada, com integral confiança nas providências de Deus. O Senhor tem controle sobre todas as coisas e situações, inclusive sobre as adversidades, e para cada uma delas Ele providenciará milagres que darão vitória a todos que Nele acreditam. Nenhum obstáculo, nenhuma situação vai deter a caminhada da nação de Israel, caminhada que se baseia nos preceitos de Jesus. Em suma, não se acomode diante de nenhuma situação ou adversidade. Você precisa completar sua jornada, persistir para o alvo, pois esse é o plano de Deus para sua vida, e por esse motivo Ele manifestará Suas providências a seu favor.
Com base nos textos citados na Bíblia, podemos contar com pelo menos seis providências de Deus em nosso favor quando as adversidades surgem. A primeira providência de Deus é a de nos GUIAR, de nos DAR DIREÇÃO durante as adversidades. Os vs.17,18 e 21 de Êxodo 13 diz que "conduziu o povo" e que o Senhor ia adiante deles... para os guiar pelo caminho". Deus se propõe em nos guiar e nos dar a direção, apontando-nos os caminhos a serem seguidos, as escolhas a serem feitas, as decisões a serem tomadas. Você não errará se permitir que Deus o guie e lhe dê a direção. O Senhor sabe o que é melhor para você; Ele conhece o futuro e tudo o que está por vir. Nada melhor do que se submeter à direção de Deus e seguir confiante a jornada cristã. Essa direção pode vir através da leitura da Bíblia, por intermédio de uma pregação, através de um conselho de uma pessoa experiente e serva de Deus. Enfim, você perceberá a direção de Deus em seu favor.
A segunda providência de Deus consiste em nos AUXILIAR nos momentos de adversidade. O v. 19 de Êxodo 13 menciona uma profecia dada por José, há cerca de 400 anos, antes da libertação de Israel do Egito. José disse: "Deus certamente virá em auxílio de vocês". Essa é a mesma certeza que devemos ter quando nos encontrarmos diante de situações aflitivas. Deus certamente virá em nosso auxílio, Ele nos defenderá. Assim como um pai amoroso que vai a auxílio do filho que lhe pede socorro num momento de perigo, Deus virá nos ajudar quando O chamarmos.
A terceira providência de Deus é a SUA PRESENÇA CONOSCO. Em nenhum instante sequer da nossa vida e isso inclui os momentos de adversidade, Ele se afasta de nós. Essa providência é mencionada no v. 22 de Êxodo 13, que diz: "Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite". Não há adversidade, nem aflição, nem tribulação capaz de afastar de nós a presença, a companhia de Deus. O apóstolo Paulo indaga em alto e bom tom: "Quem nos separará do amor de Cristo?" (Rm 8.35). E depois de citar uma lista de adversidades que estamos sujeitos a passar, ele responde: "mas sobre todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou" (Rm 8.37) e completa dizendo: "nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8.39). "Não te deixarei, nem te desampararei" é a promessa de Deus dada a nós. Cristo assegurou: "estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Seguramente podemos contar com a companhia de Deus nas horas da adversidade.
A quarta providência é o LIVRAMENTO. Isso está registrado em Êxodo 14.13, que diz: "vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje". O livramento é uma conseqüência da direção, do auxílio e da presença de Deus. É o momento dos milagres. É a manifestação visível das providências de Deus. Nesse momento ocorre aquilo que só Deus pode fazer. Creia! No momento certo Deus trará a você o livramento.
A quinta providência está mencionada no v. 14 de Êxodo 14, que diz: "O Senhor lutará por vocês". Não é reconfortante saber que o Deus Todo-Poderoso, Magnífico, Grandioso promete tomar a frente de nossas adversidades e lutar em nosso favor? O que nos resta fazer então? Ficar firmes, acalmar-nos e ver o Senhor lutar por nós. Essa providência de Deus foi tão maravilhosa que os próprios egípcios reconheceram que o Senhor lutava por Israel. Deus conhece as nossas limitações, Ele sabe até onde podemos ir. Por isso, Ele lutará por nós e dará a vitória sobre toda a adversidade.
E finalmente, a sexta providência de Deus em nosso favor, trata-se da Sua PROTEÇÃO, mencionada nos vv. 19 e 20 de Êxodo 14, onde lemos que "o Anjo de Deus que ia à frente dos Exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás, entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um, e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite". Deus é maravilhoso! Os israelitas estavam a pé, com muitas mulheres, crianças, idosos e animais, enquanto que os egípcios estavam com carros e cavalos. Mas a Providência Divina equilibrou essa luta e não permitiu que os egípcios se aproximassem dos israelitas.
Caro leitor, os acontecimentos acima parecem grandiosos, mas são um exemplo ínfimo da proteção e do cuidado que Deus coloca a sua disposição, protegendo-o das adversidades, trazendo paz e refrigério à sua alma. Entretanto, somente sua fé ou convicção nas providências de Deus é que o faz merecedor dessa graça. Pense nisso!


PASTOR EDSON GONÇALVES
Igreja Batista Shekinak
Rua Ipiranga, nº 929 - Borborema/SP
emartins43@itelefonica.com.br