Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 janeiro, 2011

JCG/JANEIRO DE 2011: A lâmpada do Senhor

Muitos se enganam ao definir o que verdadeiramente significa seguir o coração... O fato é que não é só porque se é cristão que necessariamente se terá êxito em cumprir o plano de Deus.
A única maneira de ter sucesso no trajeto que Deus colocou à sua frente (Hb 12.1) é viver a sua provisão, é aprender a receber a orientação do Espírito Santo que fala ao seu coração. Devemos sentir para aprender, só assim seremos orientados pelo Espírito Santo - lição mais importante de nossas vidas.
Mas quando digo "Escute seu coração", qual é o significado disto? Não me refiro ao coração orgânico ou algo sentimentalista, mas algo muito, muito superior.
Vou explicar!
Frequentemente, vemos as pessoas empregarem o termo "coração" em suas falas. Dizem, por exemplo: Estou sendo sincero de todo coração!
O que quero ressaltar, é que a bíblia nos ensina que também temos um coração espiritual. Das mais de 830 referências bíblicas ao coração do homem poucas delas referem-se ao físico, a maioria indica a existência de um centro invisível - o homem interior.
Leia em II Co 4.16 / I Pe 3:4: "Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovado dia após dia" – "Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus".
Interessante não? Muitas vezes, no Antigo Testamento a palavra "coração" se refere a este centro intangível, como em I Crônicas 12.16,17, nas palavras de Davi: "O meu coração se unirá convosco." Certamente não falavam aqui de unir o seu coração físico com os Israelitas! Da mesma forma, quando a bíblia diz em I Crônicas 12:38, em que o povo de Israel tinha o mesmo coração (ARC) para fazer a Davi rei.
Destaco que no meu ponto de vista, isto se aplica a todos, evangélicos ou não, a essência do homem é espiritual e não física. O homem é espírito; possui alma; habita num corpo "Leia Gên. 1:26,27 / Jo 4:.24 / I Tss 5.23 / Hb 4:12. No novo testamento, a bíblia explica ainda o que é o coração. Examinemos: Marcos 11:23 "Porque em verdade voz afirmo que se alguém disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar no seu Coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele." Romanos 10:8,10: "Porém, que se diz: A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu Coração; Isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu Coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o Coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação."
É notória a relação desses versículos com a referência do coração espiritual. Quando a bíblia fala em crer no coração, refere-se a algo superior. Na Bíblia o coração espiritual do homem também é chamado "o homem interior do coração" (I Pedro 3.4), uma referência clara da ligação de nossa alma ao centro do nosso corpo, cuja representação vai muito além da matéria orgânica.
Por isso, a fim de aprender a escutar o seu coração ou seu espírito, você precisa tomar consciência de que é um ser espiritual mas antes, precisa adquirir ciência que guiado pelo seu corpo físico, sentimentos etc, nunca aprenderá a ser guiado pelo Espírito Santo (Rm 8:14).
A bíblia é clara, Deus se comunica com seu filho através do coração ou espírito. Portanto irmãos, aos nascermos de novo, nosso espírito é vivificado para Deus se comunique conosco através do homem espiritual - falando ao nosso coração (Pv 20:27).
Gosto de comparar a alma de um homem com uma lâmpada, onde quando acesa, nos dá a iluminação necessária para que as Trevas se dissipem. Da mesma maneira quando nos tornamos nova criatura em Cristo (II Co 5:17) e passamos a viver uma vida em Deus, a luz do Senhor (Espírito Santo), vem habitar dentro de nós para nos iluminar (Jo 14:17,23). Quando o Espírito Santo habita o seu íntimo, você pode comunicar-se com o Senhor através do seu espírito, pode ser guiado pelo Espírito Santo em todas as situações da vida, à medida que aprende a escutar o seu coração, que é a lâmpada do Senhor (Pv. 20:27).
Devemos aprender a obedecer nosso coração, e não sermos mais guiados por nossos sentidos terrenos. A nova criação vem através do seu espírito ao passo que se você se deixar guiar pelas tendências carnais as circunstâncias terrenas dominarão a sua vida ao invés do poder sobrenatural de Deus.
Quando buscamos a orientação divina não devemos calcular - devemos evitar essa tendência natural. Nada importa! A palavra é infinitamente superior e devemos ouvi-la.
Aquiete-se! Escute seu coração! Ouça o Espírito Santo lhe instruir. Se você é temente a Deus, se é crente de verdade, você vai ouvir o Rei dos Reis!
Mas lembre-se: Deus é minucioso em suas instruções e isto está registrado no antigo testamento - Ex 13.21.
Alegre-se, Deus prometeu que cuidará de você também! Talvez a resposta não venha da maneira que você planejou, mas confia! A luz da Palavra ilumina todas as coisas, permitindo-nos distinguir a verdade do engano.
 
 Pr. LOURISVALDO O. DOS SANTOS
Presidente do Conselho de Pastores de Gália e Pastor da IOBPC de Duartina/SP
pr.lourisvaldo@hotmail.com





• APARTES •

"A consciência do homem é a lâmpada do Eterno "

A consciência do homem é a lâmpada do Eterno, brilhando em sua alma mais interior.
Essa lâmpada do Senhor, a consciência humana, é um profundo sondador, penetrando até o mais interior do homem, testando seus pensamentos bons e maus, descobrindo seus motivos, aplicando a lei de Deus.
Deus ao criar o homem o constituiu de Corpo, Alma e Espírito. Ao Corpo Ele dá a capacidade de ver, ouvir, cheirar, saborear e tatear; à Alma, ele dá a faculdade do intelecto, da emoção e da vontade, e ao Espírito, Ele faculta com a intuição, adoração e consciência. Assim, Deus cria um ser que além de ser sociável é espiritual.
"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24). Isto significa que Deus comunica seu plano, sua vontade ao homem no seu espírito.
Naturalmente, para que a consciência se mostre totalmente eficaz, é preciso que este homem esteja espiritualmente "vivo", dirigido pelo Espírito Santo. Qualquer homem bom pode olhar para sua vida passada e identificar ocasiões em que sua consciência não foi suficiente para salvá-lo do erro, pelo contrário, até mesmo foi capaz de conduzi-lo ao erro. É quando o homem é guiado apenas pelas suas emoções, vontades e sentidos próprios.
A bíblia diz em Prov. 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida."
O homem espiritual também é simbolizado pelo coração. O livro de Provérbios usa a palavra "coração" com o sentido de "fé do coração." Aponta para o centro do ser humano, o homem interior, em contraste com o homem exterior, o homem físico. O coração precisa estar bem com Deus, e essa é outra maneira de afirmar que devemos ter uma espiritualidade genuína.
Tudo quanto faz a vida tornar-se digna de ser vivida origina-se no homem espiritual e então se manifesta na vida externa do homem, de muitas maneiras. Deixar de "guardar" o nosso coração nos fará sair do caminho seguro e cair numa armadilha destruidora. Vigiando o nosso coração com toda diligência teremos caminhos aplainados pela graça e bondade de Deus.
Egberto Gomes - Pr. da Igreja Assembleia de Deus no Ipiranga
Pederneiras/SP
_______________________________________________________

"Então, como ouvir seu coração? "

Segundo a Bílblia Sagrada, Calebe declarou o que sentia teu coração! Coração, não no sentido órgão que bombeia o sangue, mas no sentido figurado. A bíblia diz, "O coração é a sede do intelecto (Gn 6.5), dos sentimentos (1Sm 1.8) e da vontade (SL119.)"
Então, como ouvir seu coração? Somente com um coração transformado por Deus (Ez.11.19) será possível, pois só um coração transformado, fará com que em nossa boca tenha sempre uma boa palavra, assim você irá ouvir o que diz o teu coração, pois do que há no coração disso fala a boca (Luc. 6-45)
Você irá ouvir teu coração ou espírito, como Calebe (Js. 14.7), que declarou o que sentia o teu coração; em meio as dificuldades ele decidiu ouvir e declarar o que sentia no coração e o resultado, não foi desesperar, mas em manter-se firme no propósito. 45 anos se passaram e a motivação de entrar e sair da guerra era a mesma. Sabe o que é isso "um coração motivado, renovado pelo poder do Espírito Santo de Deus" com desejo de vencer, conquistar, alcançar as promessas de Deus. Deus encontrou em Calebe um coração ou espírito transformado motivado, dizendo... Nós vamos entrar na terra, ela é nossa, Deus já nos entregou, o Senhor é conosco, não vamos temer - Num.14:29
"Pv. 14:28 - O coração do justo medita no que há de responder; mas a boca dos ímpios derrama coisas más."
Ana no seu coração falava (1Sm 1.13) expressando o desejo de ter um filho, e Deus lhe deu.
Se teu coração ou espírito estiver verdadeiramente ligado com Deus, você irá aprender a ouvi-lo - não de maneira física (órgão) mas de uma maneira sobrenatural, com a manifestação do poder de Deus em sua vida. Irmãos, ainda que em certas situações da vida possam nos dizer não, como com Calebe, um Coração/espírito, transformado pelo Espírito Santo, muda tudo e certamente você irá vencer nos seus propósitos.
Lembremo-nos as palavras de Paulo: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece ..."
Pastor Marcelo Gomes - Igreja o Brasil para Cristo
Garça/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.