Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 julho, 2009

ARTIGO: Amizades virtuais

Na semana que passou foi comemorado o Dia do Amigo. A data não é oficial no Brasil - talvez porque foi criada por um argentino. Ele inspirou-se na chegada do homem à lua, no dia 20 de julho de 1969, imaginando que seria uma oportunidade de fazermos amigos em outras partes do universo.
Isso me fez pensar quantos amigos eu tenho. No Orkut eu tenho 275, no Facebook são 280 e no Twitter, apenas 39. Amigos de verdade? Posso contar nos dedos da mão.
Isso comprova o que antropólogos e sociólogos afirmam. Uma pessoa normal consegue manter relações sociais, no máximo, com 150 pessoas. Mas só terá amizades verdadeiras e duradouras com cerca de cinco pessoas de cada vez. É o que chamam de “laços fortes” e “laços fracos”.
Mesmo aqueles que se vangloriam de ter centenas de amigos em seus sites de relacionamento - – a media é de 120 - no final das contas, se correspondem com frequência apenas com 7 a 10 delas.
A verdade é que nossos sites de relacionamento, mas também nossa casas, nossas escolas, nossas igrejas, nossos churrascos e a maior parte da nossa vida está cheia de amigos virtuais. Fazemos de conta de gostamos deles, eles fazem de conta que gostam da gente e assim vamos levando.
No meio da multidão de “amigos” buscamos nos livrar da solidão, mas continuamos sozinhos. Apenas amizades verdadeiras são capazes de saciar a sede de relacionamento que temos em nossa alma.
Onde encontramos os verdadeiros amigos? Por incrível que pareça não são nas festas, nos churrascos e nem nas baladas. É justamente nas dificuldades que eles aparecem - enquanto os outros desaparecem.
Está escrito em Provérbios 17.17 “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.
Já em Provérbios 18.24 o que está escrito é “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”. Alguns comentaristas dizem que este melhor amigo é Jesus. Outros acreditam que ele seja o irmão que resistiu à adversidade. Creio nas duas coisas. Jesus é o nosso melhor amigo, mas é ele também que coloca em nossas vidas estes amigos-irmãos que tanto precisamos.
Ao invés de esperar encontrar amigos em outras partes do universo, como o argentino acima, fique atento àqueles que Deus já colocou do seu lado.

Milton Lucas é pastor da Comunidade Vineyard Piratininga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.