Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 outubro, 2009

JCG/OUTUBRO: Calvino. O legado


O ano de 2009 é muito significativo para os presbiterianos e cristãos das demais igrejas reformadas do mundo inteiro, pois, no dia 10 de julho do corrente, foi comemorado os 500 anos de nascimento do reformador protestante chamado João Calvino (Jean Cauvin), nascido em Noyon, na França, o segundo filho do casal Gérard Cauvin e Jeanne Le Franc. Seu pai foi um dos arcebispos da cidade de Nyon e pôde dar a João Calvino a oportunidade de uma boa educação – privilégio de poucos para a época. Estudioso, inteligente e dotado de uma memória notável, João Calvino estudou latim, grego, hebraico, gramática, retórica, filosofia, lógica, aritmética, geometria, astronomia e música.
Em 1526, na capital Paris, aos 17 anos de idade, Calvino ingressou no famoso Colégio Montaigu para estudar Teologia e preparar-se para a carreira eclesiástica. Acredita-se que por esta época ele tenha tido sua primeira experiência religiosa. Contudo, seguindo o desejo de seus pais, deixa os estudos de teologia para estudar Direito e Literatura, de 1528-1532.
A real conversão se deu em 1533, aos 25 anos de idade, influenciado principalmente por seu primo Robert Olivétan. Esta profunda experiência religiosa de súbita conversão ao Senhor Jesus Cristo se deu especialmente através das Escrituras Sagradas. Não podendo conter a verdade que ardia em seu coração, João Calvino entra em contato com os grupos reformistas protestantes de Paris para deles aprender mais da Palavra de Deus. A partir daí, sua vida mudaria por completo!
Ainda no ano de 1533, influenciado grandemente pelas ideias protestantes, Calvino faz um discurso público "tão luterano" e revolucionário na Universidade de Paris, atacando principalmente a teologia da Igreja Católica Apostólica Romana. E como não poderia ser diferente, Calvino já não podia mais ficar em Paris ou em qualquer cidade do território da França, porque estava com a sua cabeça a prêmio, condenado pela Igreja Católica. João Calvino se tornava, portanto, mais uma das grandes vozes que clamava pela Reforma da Igreja Cristã em sua época.
Sendo obrigado a fugir da França, Calvino adota Genebra (Suíça) como sua terra para ali viver e implantar a Reforma Protestante ao lado de Guilherme Farel, outro grande reformador protestante. Casou-se em 1540 com uma viúva anabatista chamada Idelette de Bure, em cerimônia realizada pelo amigo Farel. Contudo, o casal não deixou descendentes, o único filho morreu poucos dias depois de nascer em 1542. Calvino serviu a Deus em Genebra como teólogo, pastor, pregador da Palavra, advogado e prefeito da cidade. A influência de João Calvino em Genebra foi além da religiosa. Ele se preocupou não somente com a espiritualidade da fé cristã, mas principalmente em como aplicar as verdades e princípios da Bíblia nas esferas sociais, políticas, econômicas e culturais. Calvino foi um ardoroso proclamador da solidariedade humana e da responsabilidade social perante Deus e ao próximo. Sob a sua influência, Genebra se tornou um lugar de abrigo e refúgio para os protestantes que eram perseguidos pela Igreja Católica de toda a Europa.
O maior legado deixado por este brilhante estudioso das Escrituras Sagradas e reformador protestante foi sua obra literária, sistemática e teológica chamada Instituição da Religião Cristã – ou simplesmente As Institutas. Calvino levou 23 anos para produzir este livro, que ficou conhecido como um manual de instrução da fé cristã, contendo todo ensino doutrinário das Sagradas Escrituras, comentado de Gênesis ao Apocalipse. Com mais de 80 capítulos, mais de 1200 páginas, esta obra monumental e colossal é, depois da Bíblia, uma das obras mais importantes e influentes produzidas pela Reforma Protestante do século XVI. Nesta obra, João Calvino devotou todas as suas energias, todo o seu coração servindo ao seu Senhor de maneira apaixonada para produzir e entregar ao mundo uma exposição clara das verdades da religião cristã que necessitavam ser retomadas e revividas pela igreja cristã, depois de 12 séculos de corrupção e adulteração sob o poder da Santa Sé Católica Romana.
Ninguém poderá negar a importância de João Calvino para a história da Igreja Cristã no mundo. Os alicerces lançados pelo reformador Martinho Lutero – em 31 de outubro de 1517, foram a base para que João Calvino não só sistematizasse as verdades das doutrinas cristãs, como também pudesse estruturar a política e o pensamento teológico da Reforma Protestante. O pensamento de Calvino causou um impacto internacional, atingindo não só a Europa como também todos os continentes onde a fé Cristã Reformada aportou. Em pesquisa recente, publicada pelo jornal New York Times (maio de 2009), o calvinismo foi apontado como a 3ª ideia que mais influenciou e ainda influencia o mundo ocidental. Contudo, jamais devemos colocar Calvino em um pedastal superior, muito menos incorrer no perigo da calvinolatria. O próprio reformador, João Calvino, nos ensinou em seus escritos a glorificar somente a Deus (SOLI DEO GLORIA) e lutou incansavelmente para que a Igreja Cristã voltasse para a autêntica fé cristã e obediência à Palavra de Deus (única regra de fé e prática dos discípulos de Jesus Cristo).
Apesar disto, João Calvino, juntamente com todos os Reformadores Protestantes do século XVI, foram considerados pela Santa Fé Católica como hereges e traidores da "verdadeira igreja", sectários e divisionistas. Entretanto, à dispeito da opinião dos Católicos Romanos, Deus estava atuando na Reforma e havia despertado a Igreja para uma nova vida. O próprio Calvino escreveu: "Deus infundiu nova vida em sua Igreja, como se os ossos de um esqueleto fossem mais uma vez revestidos de carne".
A existência de Calvino foi breve e curta, mas de grande relevância. Faleceu aos 55 anos incompletos em 27 de maio de 1564. Sua vida, obra e exemplo só tem validade se entendermos qual foi a sua razão de viver. Calvino escreveu: "Pertencemos a Deus: vivamos e morramos, pois, por ELE. Pertencemos a Deus: deixemos, pois, que a sua sabedoria e vontade dominem todos os nossos atos. Pertencemos a Deus: façamos, portanto, com que todos os aspectos da vida busquem a ELE, como nosso único legítimo alvo". Foi perseguindo este alvo que João Calvino ajudou a Reformar a Igreja Cristã do século XVI e pôde contribuir para mudar a sociedade da sua geração. E não é esse mesmo o desejo de Deus através dos séculos até a volta de Cristo, usar homens e mulheres, que estejam dispostos a oferecer seus corações pronta e sinceramente, para fazer a diferença e marcar o seu tempo e a sua geração? Karl Barth, teólogo do século XX, nos faz lembrar o significado de Calvino: "Reconhecemos em Calvino um exemplo e um modelo na medida em que ele mostrou à Igreja de seu tempo, de maneira inesquecível, o caminho da obediência, obediência no pensamento e nos atos, obediência na vida social e política. Um verdadeiro discípulo de Calvino, pois, só pôde fazer o seguinte: obedecer, não a Calvino, mas àquele que foi o mestre de Calvino – Jesus Cristo!". SOLI DEO GLORIA.


Rev. Antonio Pedro de Morais
Igreja Presbiteriana Independente de Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.