Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

05 outubro, 2011

ARTIGO: Esperança quero!

Esperança é uma expectativa saudável em relação a algum acontecimento que se aguarda, que se anseia, pelo qual se luta diuturnamente, com o qual se sonha [acordado].
É um pouquinho menos do que fé, pois fé, segundo a Palavra de Deus, "é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem" (Hebreus 11. 1).
Ressaltando, fé é certeza, fé é convicção. Não há espaço para a dúvida, pois fé com dúvida não é fé, é o tal do “confiar desconfiando”.
Parafraseando a Palavra de Deus (Tiago 1. 6) fé com dúvida é como as ondas do mar: em um momento vão, outra oportunidade votam; parece mais uma dúvida, uma incerteza, e fé é certeza. Por isso temos que transformar nossa esperança em fé, convicção, certeza, um sentimento inabalável,
Então, podemos afirmar, com certeza, com firmeza, que esperança é expectativa; e fé é certeza em relação ao que se aguarda, por ter sido promessa de Deus.
Esperança [expectativa], que se firma como fé [certeza], jamais poderá ser tratada como “triunfalismo”, “ufanismo”, pois fé é crer; e crer em Deus, que não mente e nem pode mentir, pois Ele sempre cumpre suas promessas.
Nada tem a ver, tanto uma quanto a outra, com o que mais se ouve hoje em dia, qual
seja, "pensamento positivo".
Afirma-se, nas "praias" da “Nova Espiritualidade”, ex-New Age, nos “quintais” do esoterismo, nos “arredores” do ocultismo, que o pensamento positivo tem "poder", conforme já comentamos em artigo anterior. “É só pensar positivo que resolve!” (sic)...
Na TV, por exemplo, que é, excluída a internet, o veículo de comunicação que mais influencia vidas, que mais cria modismos, que mais dita a maneira de ser, que mais “determina” o modo de falar, etc., é na TV, reiteramos, que mais se fala em “pensamento positivo” [e ainda “misturam” pensamento positivo com fé, nada a ver].
Essa história do "pensamento positivo" começou a tomar força em torno das décadas 50/60, com o livro "O poder do pensamento positivo", de Norman Vincent Peale. A partir daí essa falsa doutrina tomou conta da sociedade como um todo (quase todo), e só se fala nisso, só se toma decisões com base nessa “filosofia” de vida. Sutilezas e vãs filosofias... milenarmente profetizadas pela Palavra de Deus.

Ledo engano!
Essa, digamos, doutrina falsa, surgiu para confundir o que o Cristianismo ensina, e ensina embasado na Palavra de Deus, a Bíblia. E esta é a verdade pura, simples e cristalina.
"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Romanos 5. 5).
Não queremos, todavia, entrar nessa discussão em relação às falsas doutrinas que dominam grande parte das pessoas nos dias atuais. Inclusive pessoas cultas e inteligentes!
Não se pode confundir fé com “poder do pensamento”, que pode até existir no mundo espiritual [da maldade], mas a origem, bem como o destino, não são de Deus.
A sutileza desta nefasta, todavia, forte falsa "doutrina" é convencer a humanidade, ou, pelo menos, terça parte dela, os dois bilhões e duzentos milhões de cristãos, de que Deus é descartável, tendo em vista "que o poder estaria dentro de cada um". [Deus para quê, se “todos” (sic) podem consultar o “seu eu interior” ou então o seu guru de plantão?]
A palavra de Deus nos ensina a nos gloriarmos na esperança da glória de Deus, pois fomos justificados mediante a fé, e temos paz com Deus por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5. 1-2).
Mediante a fé, também devemos nos gloriar nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança [produz] experiência; e a experiência, [produz] esperança (Romanos 5. 3-4).
Nossa esperança, nossa fé é o que queremos trazer à lembrança, conforme diz o versículo abaixo citado, pois ambas vem de Deus, da misericórdia de Deus, que são a causa de não sermos consumidos, misericórdias que se renovam a cada manhã, porque bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para as almas que o buscam. É com essa "esperança/fé", certeza, convicção das coisas que aguardamos, as promessas de Deus, é que passamos pelo deserto, pela mansão das sombras das amarguras e desesperanças, pois sabemos que Ele tem o melhor para nós, motivo pelo qual fiamo-nos em Suas Palavras; elas sim é que têm Poder, pois só Deus é Poder e tem Poder.

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lamentações 3. 21).


Edmar Torres Alves é editor do blog Sê Fiel e Colaborador do JC Gospel

*www.sefiel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.