Uns entendem que o local de orar a Deus é a igreja, outros oram à mesa de refeição.Há os que gostam de orar no monte, à noite, onde não há barulho, não existe quem importune.Ouve-se o silêncio da paz!A dúvida já vem de longe. Uma mulher de Samaria argumentou com Jesus: "Nossos pais adoravam neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar!"Em resposta o Mestre disse: "Crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (Jo 4. 20-21).Diriam os menos reverentes: "liberou geral", pode orar em qualquer lugar...Na verdade é isso mesmo, não há lugar determinado para orar a Deus, para adorá-lo.Deus nos diz, através de Paulo: "Orae sem cessar" (I Ts. 5. 17).Mas como orar sem cessar, caso haja um local determinado para fazê-lo?E Jesus definiu não "onde" se deve orar, mas "como" se deve orar, quando disse: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará" (Mt. 6. 6). Antes, Ele havia censurado aquele que "orava em pé na sinagoga", para ser visto por todos.O teu quarto...fechada a porta... ora em secreto...
Isso define não um ambiente para orar, mas define uma atitude, define que a oração deve ser entre Deus e a pessoa, sem holofotes, sem plateia, sem palavras rebuscadas, sem termos repetitivos, mas deve ser uma oração do fundo do coração, com humildade, com sinceridade [principalmente], e em qualquer espaço físico, pois ela tem que ser "sem cessar", e esta expressão nos leva a orar no quarto, na sala, no escritório, no trânsito, na condução... até no monte, e até em Jerusalém.
O que importa é que, para termos comunhão com Deus, temos que falar com Ele, mas devemos deixar que Ele também nos fale, e isso pode acontecer em qualquer momento, em todos os lugares, "em espírito e em verdade".
Em espírito e em verdade...
A oração releva a intelectualidade; a oração independe da cultura; a oração se distancia da lógica...
Aba Pai! (Paizinho)...
Oração é coração para coração, e coração é sentimento, é amor, é afinidade [com Deus]; oração é “coisa” íntima, não precisa de platéia, auditório, microfone, auto-falante; não precisa bater no peito, desnecessária a linguagem rebuscada.
E o quarto no qual devemos adentrar para orar, para falar com Deus, para ouvir ao Senhor , para Ele nos escutar no secreto, e nos recompensar, não é ambiente físico: igreja, monte, residência, escritório, carro; mas, também é tudo isto!
Porque oração é “coisa” nossa com Deus, e não tem lugar específico [ou único], nem hora marcada para acontecer; oração é “sem cessar”, e como tal é no momento em que se sente a vontade da comunhão, e no lugar em que estivermos.
Edmar Torres Alves - http://www.sefiel.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.