Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20 março, 2009

JCG/MARÇO: EDUCANDO À MANEIRA DE DEUS

O lar cristão é a expressão mais básica do corpo de Cristo e, portanto, é uma instituição civil, arraigada na criação, e uma instituição sagrada, arraigada na redenção - Michael Scott Horton (*).
A educação das crianças é fundamental para a saúde da sociedade. Os pais receberam de Deus a responsabilidade de sustentar, criar, educar, proteger e disciplinar seus filhos. Entretanto, hoje, muitos estão se omitindo de suas responsabilidades, sendo desobedientes ao padrão Divino.
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo (Ef. 6:1-3). Sabe-se que a desobediência é inata nos seres humanos, ela faz parte da nossa natureza, mas a consequência disso é muito séria. O que vemos são lares destruídos, filhos matando pais, pais matando filhos, prostituição e incesto, visto que os valores fundamentais estão se perdendo. Satanás tem conseguido colocar na mente dos homens valores desvirtuados.
O apóstolo Paulo previu o cenário atual, denominado-o de “Tempos Trabalhosos”, afirmando que nos últimos dias haveriam homens desobedientes a pais e mães (II Tim. 3:2). É claro que a desobediência existe desde a primeira família, no Édem; mas, o que Paulo objetivava com isso, guiado pelo Espírito Santo, é que a desobediência contra pais e mães seria uma característica predominante desse período, onde a rebeldia, o desrespeito e a insubordinação generalizada contra os pais seriam condutas normais dentro do cotidiano social. É o que vivenciamos. Crianças que tudo podem, sem limites para nada, mas é importante lembrar que quando os pais não corrigem com amor, o mundo corrige com ódio. Portanto, devemos instruir nossos filhos enquanto há tempo (Prov. 22:6). Segundo a Palavra, existe um tempo determinado para cada coisa, (Ecles. 3), e com os filhos não é diferente, existe um tempo que a criança precisa de correção, tempo para ouvir “não”, e outro para ser instruída.
No mundo globalizado em que vivemos, os pais acham normal seus filhos levarem namorado(a) para dormirem em seus quartos. Isto nada mais é do que a influência da TV e do cinema, que fazem isto parecer normal e natural, porém, sabemos que Deus é contra a libertinagem.
Não devemos nos esquecer que Deus destruiu Sodoma e Gomorra, por estarem entregues ao pecado (Gên. 19:28) (Jud. 1:7).
É como sabiamente disse certa vez Pitágoras, filósofo grego que viveu antes de Cristo: “Criar um homem é mais importante que governar uma nação”. Todos nós, pais, avós e até tios, devemos refletir sobre isso. Os filhos devem ser devidamente criados conhecendo a salvação em Cristo, pois são a legítima herança do Senhor (Salm. 127:3).
A autoridade do pai é de suma importância na educação dos filhos. As crianças procuram um modelo para copiar (I Tim. 3:4), se o pai não é um bom modelo, ela vai imitar o que vê pela frente, sendo bom ou mal. A educação é uma construção diária, requer tempo, dedicação e paciência. Hoje, infelizmente, não se tem mais tempo para essa nobre tarefa. Alguns pais desesperados, tentam comprar as crianças, dando tudo o que elas vêem na TV. Mas isso não supre a verdadeira necessidade dos nossos pequeninos de serem amados.
O amor no sentido educacional passa também pela firmeza da disciplina. A Palavra de Deus é clara: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os perpetuamente ao teu coração e pendure-os ao teu pescoço”(Prov. 6:20-21).
Essa bela passagem em provérbios, diz claramente que a criança precisa ser educada pelos pais. Mas se o leitor se atentar, ela se refere à figura do pai em primeiro lugar. A Bíblia considera a figura paterna a cabeça fundamental da família. E quando necessário, o pai, deve repreender os filhos em primeiro lugar. Atualmente, essa responsabilidade está sendo passada às mães, que muitas vezes tornan-se vítimas das suas próprias ações. Os valores estão perigosamente se perdendo. Precisamos nos ater à palavra. A responsabilidade na educação dos filhos cabe ao casal, mas quem vem primeiro é o pai.
“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” ( Prov. 29:15).
Quando a Bíblia diz que a vara é para ser usada, não é nenhuma figura de linguagem, é um fato. Os pais precisam saber usar a vara. Não para humilhar, nem espancar. Muito menos na frente de qualquer pessoa, seja da família ou não. É aconselhável que se o pai for corrigir e educar, que leve o filho para o quarto e discipline-o lá. A criança precisa saber o que fez, e o porquê está sendo disciplinada. É importante salientar que estas correções devem funcionar mais psicologicamente que fisicamente.
Por outro lado, não devemos confundir autoridade com autoritarismo. Autoridade é legitima, o autoritarismo não. O exercício ditatorial dentro de casa acaba fazendo com que os filhos cresçam não com respeito, mas com medo de seus pais, pois tudo quanto fazem ou dizem são rapidamente censurados. A tirania e a imposição não fazem parte da verdadeira e divina autoridade. Afinal, violência gera violência. Ao invés de colaborar para o desenvolvimento e o fortalecimento da família, promove o distanciamento dos seus entes, os quais partem em busca do seu próprio espaço.
Deus nos deixou toda essa sabedoria num manual explicativo e altamente didático: a Bíblia. “Toda Escritura é devidamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Tim. 3:16). Isto é o que a Bíblia nos ensina, se seguirmos a lei de Deus acertaremos na educação de nossos filhos. Não podemos ser perfeitos, pois só Jesus é, mas cabe a nós clamarmos por sabedoria, e Ele nos dará. A criança precisa ser levada à casa de Deus e ensinada logo cedo a ter reverência com as coisas do Senhor; e não transformar a Casa de Deus num piquenique. As mães devem educar seus filhos para não serem envergonhadas quando perdem o controle deles dentro da Casa do Senhor.
Os pais cristãos são responsáveis por fazer de seus filhos verdadeiros discípulos, mostrando a real importância da leitura da Bíblia e da oração, afim de desenvolverem uma espiritualidade hígida e fortalecida, para que unidos possam dizer: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Jos. 24:15b).

Pastor João Galdino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.