Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

04 abril, 2011

ARTIGO: Sorria, você está sendo filmado!

Em 1973, pouco tempo depois que chegamos em São Paulo, um primo [médico], de Juiz de Fora, nos visitou, e solicitou que o levássemos à Loja Sears (onde fica, hoje, o Shopping Paulista, no bairro do Paraíso).
Ficava a uns 300 metros de nossa residência.
Na hora de sair, ele apontou para cima e disse, em relação aos "sprink" [equipamento que faz jorrar água sobre um ambiente, quando a temperatura sobe acima do normal, o que é sinal de um provável incêndio]:
"Cuidado, não ponham a mão em nada, pois estamos sendo observados". E saiu dando risadas.
Naquela época, ainda não havia, por todo o lado, as micro-câmeras que filmam os lugares e pessoas, em função de um aspecto bastante preocupante atualmente: a segurança!
Ainda assim, ocorrem assaltos e os assaltantes são pegos "com a boca na botija" quando as autoridades recorrem aos filmes.
Alguns deles, mais espertos, tratam de cortar o fio do circuito das micro-câmeras antes de adentrarem, ou jogam sobre elas algum tecido; outros apenas retiram a fita ou o DVD.
Mas, não vamos tratar de incêndios e nem de assaltos, mas da onisciência de Deus, bem como de sua onipresença e onipotência.
"A maneira pela qual nos comportamos como cristãos, como nossas atitudes e motivações nos impelem a andar de modo diferenciado, estão sendo registradas nos anais da eternidade" (Itamir Neves de Souza - Devocionário Pão Diário - Rádio Transmundial).
Há pessoas que, antes de tomar certas atitudes, não muito recomendáveis, olham para um lado e para o outro para evitar que algum conhecido as vejam "com a mão na massa".
Aqui perto de casa, mesmo, existe um "estabelecimento" de má reputação, onde entra e sai gente dia e noite, e já vimos muitas dessas pessoas "olhando para um lado, e para o outro" antes de adentrarem.
Mas, não adianta apenas ficar “bem na foto” diante da família, dos vizinhos, ou até da sociedade!
"Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons" (Provérbios 15. 3).
Temos que ter sempre em mente que a Palavra de Deus, a Bíblia, nos mostra que os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando-nos, quer sejamos bons, quer sejamos maus.
O Salmo 139 talvez seja o trecho da Palavra de Deus mais claro sobre isso.
Ele diz que Deus nos sonda e nos conhece, sabe quando nos assentamos e quando levantamos, e que, de longe, penetra em nossos pensamentos.
Ele esquadrinha o nosso andar e o nosso deitar, e conhece todos os nossos caminhos.
O texto não é longo, e vale a pena ser lido por nós todos, para que cientes fiquemos que não adianta "olhar para um lado e para o outro", pois Deus não está visível, mas também não está escondido.
Ele é onipotente, onisciente e onipresente, e sabe de todas as coisas, Ele as vê, Ele as escuta, Ele as sente por mais oculto que as pratiquemos.
Há um trecho que afirma o seguinte:
"Se eu digo: As trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa" (v. 11 e 12).
O versículo 16 assim se expressa:
"Os teus olhos me viram a substância ainda informe [mórula, nome científico para "feto sem forma"] e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda".
Deus sabe de tudo! queiramos ou não, confessemos-Lhe ou não, escondamos-nos ou não, amoitemos-nos ou não, homiziemo-nos ou não.
Ele é onisciente, onipresente e onipotente.
Isso é sério, é veraz. Não precisamos “produzir” provas: é só ver, é só ouvir, é só sentir:
“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19. 1).
Assim, Ele vê tudo, e não é visão física; é presença em amor. Assim, Ele ouve tudo, e não é o “sistema” de audição, é envolvimento amoroso. Assim, Ele sente tudo, e não é questão de tato, é aconchego amoroso.
Ele disse ao profeta Jeremias, e não é diferente para conosco: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constitui profeta às nações” (Jeremias 1. 5).
Assim se, de fato, nos tornamos família de Deus ao recebermos o Senhor Jesus no coração (João 1. 12), devemos ser transparentes, nada em oculto, pois "de Deus não se zomba" (Gálatas 6. 7).
Finalizando, transcrevemos Palavra proferida por Jesus à multidão que o seguia:
"Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido" (Lucas 12. 2).Assim, sejam os nossos passos, procedimentos, atitudes, palavras, e até pensamentos, sempre um testemunho bom e vivo do Senhor Jesus, que disse: “...E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1. 8b).
É o mínimo que Ele espera de nós, um bom testemunho, se não nos dispomos para algo mais que Ele nos deixou como Missão: “fazer discípulos/ensinar” (Mateus 28. 19), e “pregar a toda criatura” (Marcos 16. 15).

Edmar Torres Alves  é editor do Blog Sê Fiel e colaborador do JCG
http://www.sefiel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.