Páginas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 setembro, 2011

JCG SETEMBRO: Drogas: Caminho das Pedras

Segundo a ONU - Organização da Nações Unidas, as drogas sintéticas são as mais consumidas hoje. Já superaram a cocaína e a heroína ocupando o segundo lugar na lista de drogas mais consumidas no mundo, atrás apenas da maconha. Depois da maconha, os estimulantes do tipo anfetaminas (ATS) são a segunda droga mais utilizada no planeta, à frente da cocaína e da heroína.
Mas o entorpecente que mais preocupa hoje ainda é o Crack, que entrou no Brasil no ano de 1989 e definitivamente tomou conta do país para desespero de incontáveis famílias. Uma droga barata que começou a alastrar-se a partir das camadas mais baixas e agora, já está totalmente impregnada em todos os níveis sociais, acometendo crianças e adolescentes principalmente, com cracolândias instaladas em ruas e praças em diversas capitais brasileiras.
Uma pessoa entra nesse caminho muitas vezes por uma simples curiosidade para ter uma sensação de prazer e euforia em contraste com as frustrações pessoais e as pressões familiares e sociais.
A ação da droga é rápida com a sensação de prazer e agitação que dura de cinco a dez minutos, mas provocando alterações cardiovasculares e motoras, alterações da percepção, irritabilidade e rápida dependência química e psíquica.
Logo a pessoa se vê dependente da droga a ponto de ser compelido a conseguir dinheiro para manter seu consumo o que leva a realizar furtos dentro da própria casa, vendendo bens pessoais e familiares e depois passando a crimes mais graves e violentos, destruindo famílias e deteriorando a sociedade. Há uma perda de valores e da condição pessoal de higiene e de saúde rapidamente progressiva a um estado e modo de vida deploráveis, além de morte prematura.
Autoridades iniciaram internações compulsórias que estão sendo ainda questionadas, tentando remediar a dependência química e o caos social.
Um problema grave de calamidade pública que pode facilmente entrar em nossas casas por influência de colegas de escola de nossos filhos e vizinhos ou outros círculos de relacionamento cada vez mais permissivos e amorais.
A pergunta: “o que eu faço com essa droga?” está cada vez mais presente nos lares, mesmo os evangélicos.
A saída da dependência química é muito complexa e se faz por tratamento medicamentoso durante internação hospitalar, afastamento radical e definitivo do convívio das pessoas influentes para o uso e dependência da droga, apoio emocional da família e com certeza cura espiritual para fortalecer a vontade e o domínio próprio, parte do fruto do Espírito em Gálatas 5.22.
A dependência química e psíquica existe, é bem física e natural, além de ser muito intensa ou forte e sua cura não depende de ministrações espirituais, orações de “descarrego”, ou ajuda emocional para desfazer um mau caráter ou atitudes “malandras ou sem-vergonhas”, muito menos depende de ações punitivas.
As ações espirituais e emocionais são muito importantes para o dependente, bem como para a família que precisa aprender a lidar com a situação, mas não podemos ignorar o tratamento físico da dependência, como uma das partes essenciais.
A cura deste mal para as famílias e para a sociedade a médio e longo prazo depende de atender as palavras de Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”, bem como às palavras de Malaquias 4.6: conversão do coração dos pais aos filhos, para que então o coração dos filhos se converta a seus pais.
Isso implica em uma restauração do convívio saudável dos pais entre si, tratando-se com dignidade e honra, perdoando um ao outro, mantendo fidelidade, harmonia e paz como casal e investindo tempo de qualidade para entender e atender às necessidades dos filhos com amor, companheirismo, ensino de princípios morais e especialmente espirituais de temor a Deus, ensinando a criança a estar andando no Caminho com ela, para que ela não se desvie quando mais velha, mesmo na infância e adolescência, influenciada pelos valores de uma geração mais pervertida e corrupta.
Os pais devem seguir os princípios do Salmo 127 e saber edificar as suas casas também espiritualmente e emocionalmente, vigiar como sentinelas para perceber as fontes de influência maligna que podem vir de “inocentes” desenhos animados, novelas e filmes cheios de violência, permissividade e imoralidades, relacionamentos de “amigos” que questionam valores morais, princípios bíblicos, papéis e postura de autoridade dos pais sobre os filhos, bem como devem os pais ser como valentes guerreiros para lutar e defender os filhos dos ataques do inimigo das trevas, com seus dardos inflamados do maligno e com vãs sutilezas e seduções.
Cremos que é possível haver restauração de vidas que hoje estão na dependência das drogas como o crack, entre outras. O investimento na cura física, psíquica e espiritual é essencial para colher os seus frutos no devido tempo, ainda que o caminho seja difícil e o resultado pareça tardio.
Mas especialmente, é necessário renovar a fé na salvação por intemédio de Jesus Cristo, crendo e dependendo da operação e do milagre de Deus, para que as almas sejam curadas pelo poder do Espírito Santo no homem interior, para não se deixarem seduzir por pressões ou simples curiosidades, para ter um momento de prazer que possa custar a vida temporal e a vida eterna.


Haroldo Luís Ribeiro Tôrres Alves
É pastor na Comunidade Cristã Reviver (Curitiba/PR),
Médico Pediatra e Conselheiro do JCG
hakel@uol.com.br



• APARTES •



"Prepara-te oh igreja para salvar as almas
que estão buscando uma solução em Jesus!"

As Drogas são um problema que temos de encarar, uma realidade em nossos dias. Para muitos, o caminho das drogas tem sido um caminho sem volta e a igreja não pode se dar o luxo de “fechar os olhos” para o que está acontecendo. Precisamos nos estruturar para poder enfrentar este gravíssimo problema.
O Governo não tem mais como resolver esta situação sozinho e têm negligenciado a gravidade dos fatos. É comum ver jovens se acabando nas drogas a luz do dia em lugares públicos e privados. As drogas são um problema de toda a sociedade, por isso, a igreja precisa ter pessoas capacitadas para resolver, acompanhar, libertar e reintegrar estas vidas!
Algumas igrejas não têm investido nesta área, pois não há “retorno financeiro” neste trabalho, mas não podemos esquecer as palavras de Jesus: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento”. Mc. 2-17, Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mt. 11:28
Essas pessoas (dependentes químicos), muitas vezes só têm a oportunidade de conhecer Jesus quando já estão cansados de sofrer, quando já não encontram a saída, quando já estão oprimidos pelos vícios, neste momento, o dependente químico precisa do apoio da família e da igreja!
Não adianta a igreja somente apresentar a parte espiritual ou “jogá-la” em uma Casa de Recuperação, deixando-a a própria sorte, é preciso fazer muito mais! A alma desta pessoa é importante para Jesus “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Jo 6:37, é fundamental que a família de um dependente químico, seja preparada pra lidar com essa realidade.
A igreja tem a solução para este mundo através da palavra “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” Jo 8:32.
Prepara-te oh igreja para salvar as almas que estão buscando uma solução em Jesus!


João Galdino da Silva,
pr. da Casa da Bênção de Deus - Bauru


_______________________________________________



"Vemos boas obras como uma questão de vocação da igreja, e não de salvação.”



Ao longo da história, os homens utilizaram os produtos naturais para obter um estado alterado de consciência, em vários contextos como no religioso, místico, social, econômico, medicinal, cultural, psicológico, e principalmente na busca do prazer.
Por isso, é fundamental que tenhamos um equilíbrio saudável e bíblico sobre este assunto. Quando falamos de ações de tratamento, cura de dependentes químicos, não podemos deixar de considerar o trabalho preventivo. Falar de prevenção implica em ações que vão impedir que algo aconteça no futuro. Embora apoiemos iniciativas de recuperação em todas as suas expressões tomadas pela igreja, cremos que precisamos com urgência investir em prevenção, é muito mais barato e eficiente. Com isso evitaremos dados assombrosos para nos assustar.
A melhor forma de agirmos, tendo como propósito a transformação de vidas é por meio das nossas igrejas locais, atuando no sentido de implantar o Reino de Deus nas comunidades. A preocupação atual sobre o avanço das drogas na sociedade e os impactos diretos e indiretos decorrentes desse avanço traz consigo inúmeras provocações a todos nós.
Com todas as complicações que vieram por causa da queda do homem, acreditamos que as “drogas” façam parte disso, essas lutas e desafios existem para que seja formado em nós a igreja o caráter de Cristo.
Cada um servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta. Os olhos dos que veem não se ofuscarão, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. (Is 32.2-3)

Edilberto Augusto de Melo,
Dácono da igreja Batista Bereana - Bauru





_____________________________________________________


"Só o Espírito Santo completa o homem, que não precisa de nada mais!"

Em tempos em que cresce assustadoramente o consumo de drogas no mundo, é importante questionarmos o que estamos fazendo para combater e prevenir o uso de drogas. Sem dúvida nenhuma é o momento adequado para se levantar esta questão. Todos nós, como igreja, devemos estar preocupados com este problema, além claro, do governo e sociedade organizada.
Mas o que a nós da igreja de Cristo estamos fazendo? Poderíamos fazer mais? Sabemos que a igreja tem um papel fundamental na sociedade e exerce uma função de restauração em todos os níveis pelo Poder de Deus.
Em meu ponto de vista, todas as situações onde se manifestam vícios há uma influência maligna, e a função da igreja é combatê-la oferecendo acompanhamento e cura espiritual a todos. Igrejas que não tem condições de manter uma casa de recuperação devem sim, manter parcerias nesse sentido.
Infelizmente, vemos igrejas com condições de fazer muito, mas não o fazem. Algumas investem dinheiro em grandes propriedades que, diga-se de passagem, não tem a ver com o Reino ou com fazer o Social – tornam-se grandes corporações apenas no intuito de obter LUCRO.
O fato, é que o homem atual está em conflito e longe de Deus! A sociedade busca cada vez mais alternativas para a felicidade imediata e, se distancia do Senhor. Vejo, que a aplicação da Palavra torna-se cada vez mais necessária, pois, conhecendo a Verdade ela vos libertará.
Só o Espírito Santo completa o homem, que não precisa de nada mais, tornado-se finalmente um ser completo e feliz.

Valentim Borges dos Santos,
IGREJA AP. SENHOR JUSTIÇA NOSSA - Bauru

_____________________________________________________



"Os problemas com drogas não são exclusivamente ação do Diabo..."

Não gostaria de ser simplista ao dizer que todos os problemas com drogas são exclusivamente ação do diabo, tampouco afirmar que os motivos são somente por questões espirituais, pois assim estaríamos transferindo nossa responsabilidade sobre o assunto e atribuindo a culpa pela existência de drogados apenas a fatores externos e incontroláveis. A meu ver, e digo isso com racionalidade, tudo contribui para a degradação moral do ser humano e para a sua autodestruição quando nos esquecemos de Deus e de nossas responsabilidades enquanto homens, cidadãos, servos de Deus e como Cristãos.

Veja a trajetória de um drogado, quando digo drogado não digo somente a respeito do usuário de “crack”, que é a droga mais devastadora de que se tem notícia nos últimos dias, mas de todo tipo de comportamento vicioso e aliciante de que temos notícia. Falo daqueles que são viciados em bebida, cigarro, sexo, pornografia, imoralidade, prostituição, fornicação, mentira, corrupção e drogas de uma forma geral. Na maioria dos casos, o início se dá fora do ambiente familiar e longe do ambiente cristão. Filhos deixados por seus pais, pais que abandonam suas famílias trocando-as por prazeres e diversões. Pais e mães covardes que assumem compromissos e depois, por puro egoísmo, largam de tudo porque querem a sua felicidade a qualquer preço. Não há nada mais destrutivo e danoso do que um lar esfacelado, construído por casais irresponsáveis e fracos que se esquecem de que um sistema entregue à sua própria sorte tende a se autodestruir...
Acredito que a solução não seja a criação de novos centros de combate a dependência química, tampouco a instalação de hospitais psiquiátricos, muito menos o aumento de policiais nas ruas para coibir o tráfico de drogas, mas sim, a retomada dos padrões bíblicos para a edificação de famílias equilibradas e conscientes de seus papéis na sociedade e diante de Deus.
Gálatas 6:7 nos trás a resposta para a atual conjuntura e diz: “Deus não se deixa escarnecer, pois tudo o que o homem semear, certamente, de tudo isso também colherá”.
Os drogados de hoje são resultado do sexo livre, da liberação das drogas, desde as mais baratas que podem ser encontradas nos bares da vida, até as mais caras que são adquiridas pelos filhos dos ricos cujos pais os compram com presentes desde a mais tenra idade, já que dar atenção, normalmente demanda cuidado e tempo, quesitos de que esses pais não dispõem por causa da ganância e da sede por dinheiro.
Que diremos dos pais cristãos? Pais que vestem máscaras de santidade, mas que no ambiente familiar são verdadeiros demônios. Pais que na igreja são santos, mas em casa são carrascos e hipócritas. A Bíblia, em 1Timóteo 5:8, é clara quando diz: “Aquele que não cuida dos seus, principalmente dos da sua família, é pior que o incrédulo e já negou a Fé.” Quando rompemos nossas alianças e nos esquecemos dos princípios básicos dos ensinamentos de Deus, entregamos nosso futuro, o de nossos filhos e a nossa descendência aos seus próprios sentidos, colocando-os nas mãos do nosso pior inimigo.


Ubiratan Cássio Sanches,
Pr. Presidente do CONPEV - Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.