Páginas

ARQUIVO DO WEB SITE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

01 fevereiro, 2012

JCG Janeiro - DEUS PODE TRANSFORMAR A CIDADE


Deus pode salvar e transformar nossa cidade! Se você crê que Deus ouve nossas orações às responde, verá que temos diante de nós uma oportunidade de ouro – a chance de vermos nossa cidade transformada e o clima espiritual aberto para que o povo conheça Jesus. E isso é um chamado para todos nós, povo de Deus, sua Igreja.

Sabemos que nossa cidade e toda a região passam por problemas sérios em diversas áreas. A violência é crescente, e já não nos sentimos seguros nem mesmo nos nossos lares – apesar de toda segurança de que possamos lançar mão. A corrupção e disputas políticas colocam à prova nossa capacidade de acreditar no homem. Apreensões de drogas têm sido constantes em nossa região, e mesmo assim, é cada vez maior o número dos escravos das drogas. A violência doméstica e o abuso de crianças pululam. A prostituição está estampada em cada esquina, a qualquer hora do dia. Nossa cidade está doente moral e espiritualmente.

Mas é possível mudar essa realidade, tomando por base I Crônicas 7:13 e 14, que diz: "Quando eu fechar o céu e não deixar que chova, ou ordenar aos gafanhotos que destruam as colheitas, ou mandar uma peste atacar o povo, então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e buscar a minha face, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e trarei cura para sua terra".

I - A primeira coisa a ser destacada é que quem fecha os céus, envia gafanhotos e pestes é Deus. Muitos atribuem ao diabo o que, em verdade, é uma ação de Deus. Romanos 1 nos informa que Deus revela sua ira contra toda impiedade e injustiça dos homens.

II - A Igreja precisa se arrepender. Há uma necessidade de quebrantamento urgente no meio da casa de Deus. Somos os responsáveis pelo estado deplorável em que o mundo se encontra. Não somos sal e luz no mundo que apodrece. A sociedade será sempre um reflexo da Igreja.

III - Se a Igreja, arrependida e quebrantada, se dispuser a buscar a presença de Deus, Ele se manifestará. Hoje buscamos a bênção mais que o abençoador, queremos o presente mais que a Presença. Mas quando O buscarmos de coração, desejando ardentemente Sua intimidade, então Ele virá, nos perdoará e transformará a realidade de nossa cidade e nação.

Você crê que isso pode ser realidade hoje? Então vamos unir forças. É o princípio da sinergia aplicado à oração intercessora em busca pela Presença gloriosa dEle. Temos trabalhado e orado isoladamente, mas fazer isso em unidade e concordância gerará um resultado mais intenso e poderoso do que a simples soma dos esforços singulares. Foi por isso que Jesus afirmou que há a necessidade de estarmos unidos para que o mundo creia (João 17:21), que se DOIS de nós concordarmos a respeito de alguma coisa em oração Deus atenderá, bem como o salmista afirma (Salmo 133) que é bom que os irmãos estejam em unidade porque ali o Senhor ordena a bênção.

Será que o mundo não vai crer se pregarmos separadamente uns dos outros? Será que se orarmos sozinhos em nosso quarto não haverá resposta? Será que se estivermos sós em algum lugar Deus não nos abençoará? É evidente que não é por esse caminho que devemos olhar, mas para o fato de que havendo unidade, a bênção e o agir de Deus é muito maior. Veja, por exemplo, Gênesis 11:6 – "O Senhor disse assim: Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem. Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo". Embora aqui haja algo maligno sendo feito, Deus deixa claro um princípio que é espiritual: se há unidade, se há um mesmo falar, se há um só propósito não haverá restrições ao que se quiser realizar. E isso se aplica também à oração intercessora pela cidade.

Apocalipse 18:1-5 anuncia a queda da Babilônia. O texto nos revela que o juízo de Deus foi decretado devido ao acumulo de iniquidade. A Babilônia caiu, pois o inimigo tomou conta e esta se tornou morada de demônios. Leia também Gênesis 15:9-16; Jonas 1:2; Gênesis 18:20-21; Mateus 23:29-33; I Tes. 2:15-16.

Os sistemas que compõe a estrutura de governo de uma cidade podem contribuir para abençoar ou para amaldiçoar, fazendo com que haja um aumento ou diminuição de iniquidade em um determinado lugar. Quais são estes sistemas? Cultura, Educação, Governo, Saúde, Político, Comércio, Segurança, Saúde, etc. Identificamos a ação do inimigo quando são encontradas características nos sistemas de uma cidade que amaldiçoam, promovendo a injustiça e afastando mais as pessoas de Deus. Mas também vemos a manifestação de Deus quando ocorre o oposto a isso. Por outro lado, existem pecados que são praticados de forma individualizadas e suas consequências recaem somente sobre a pessoa que o cometeu. No entanto, todo pecado individual é também somado ao pecado individual dos demais habitantes da cidade. Essa somatória, acrescida aos sistemas malignizados, é que origina o chamado pecado coletivo que se refere a um grupo de pessoas ou, à cidade no caso. Então, existe a soma dos pecados individuais e os pecados da cidade como um todo. E as consequências destes pecados praticados de forma coletiva recaem única e exclusivamente ao lugar ou cidade em que este grupo de pessoas pecou.

Amado, existe uma guerra pela cidade – e Satanás tem dominado os sistemas que movimentam a cidade. Então é necessário reagirmos em quebrantamento, arrependimento, intercessão e busca pela Face do Senhor.

Uma distorção que Satanás tem conseguido incutir na Igreja com objetivo de distanciar-nos dessa visão do plano de Deus está na perspectiva de crescimento que tem dominado o mundo evangélico. Comumente o crescimento numérico de Igrejas têm sido visto como uma vitória satisfatória, de tal forma que a maioria esmagadora da liderança cristã tem estado satisfeita com os números do IBGE. É como se essa fosse a expressão de um avivamento e até da aprovação de Deus a tudo o que estamos fazendo. Mas posso afirmar que essa é uma visão distorcida. Na verdade, Satanás não se importa tanto com Igrejas cheias, desde que não se preocupem em libertar as cidade e nações.

Tenho compartilhado em muitos lugares o que vi em Almolonga, cidade do interior da Guatemala. Extremamente pobre, suas terras áridas impediam que se investisse ali. Não chovia. As crianças viviam nas ruas. Os divórcios se multiplicavam. Os bares viviam cheios e a embriaguez produzia muita violência doméstica. As quatro cadeias da cidade viviam lotadas. E no meio de tudo isso, um templo pagão, onde sacerdotes conduziam cultos ao seu deus. Essa era a realidade de Almolonga até que um alcoólatra conhecido se converteu. Isso chamou a atenção de povo. Outras conversões se sucederam. Os pastores começaram a se unir para orar. As placas denominacionais foram deixadas de lado em prol da intercessão conjunta. Pouco tempo depois os sacerdotes pagãos se reuniram e concluíram: "estamos perdendo poder, precisamos sair dessa cidade" e transferiram seu local de culto para outro lugar.

O resultado? Começou a chover. Água brotava da terra. As quatro cadeias estão fechadas. Os bares vazios estão se fechando. Os homens, ébrios, se converteram e hoje trabalham nas plantações. A Almolonga pobre hoje exporta hortaliças para todo o país e para os vizinhos. E posso testemunhar: vi beterrabas quase do tamanho de um melão, repolhos imensos, rabanetes que se colhiam cinco vezes ao ano, e assim por diante. Almolonga experimentou 2 Crônicas 7:14.

Eu creio que é possível. Creio no que Deus tem falado ao meu coração sobre a transformação de Bauru e toda a região. Deus quer usar sua Igreja para isso. Deus quer usar você. É tempo de Deus para Bauru. É tempo de Deus para o Brasil.


Por Edson Valentim - Pastor da Igreja Batista Bereana, Coordenador Teológico do JCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.