Páginas

ARQUIVO DO WEB SITE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25 maio, 2011

JCG MAIO: MUNDO EFÊMERO



Num tempo onde tudo parece relativo e passageiro, nossas convicções definem o nosso ser.

De acordo com o dicionário, o termo Efêmero significa: “Aquilo que dura só um dia, de curta duração, breve, passageiro.”
Vivemos dias de extrema efemeridade, onde as pessoas estão em busca de muitas coisas, realizações, sonhos, projetos, e tantas outras coisas, mas que nem sempre, conseguem trazer a tão almejada alegria para suas vidas, talvez porque estejam investindo naquilo que não é importante, e certamente não deve ser o alvo principal.
Não sou contra o SER e nem o TER. Ter objetivos é bom. Quem não os tem não sabe para onde vai e, claro, não chega a lugar nenhum: devemos sim, ter sonhos. Estabelecer projetos, alvos, metas e, por aí afora... Mas no meu conceito, a vida é feita de muitas outras coisas, que, estas sim, podem completar o nosso coração.
Quando lemos Salmos 90:12, Davi nos dá uma orientação importante: “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS DE TAL MANEIRA QUE ALCANCEMOS CORAÇÃO SÁBIO.” Aqui está uma orientação que devemos seguir, aprender a contar os dias para alcançaremos um coração sábio. Mas, será que estamos nos dando esse tempo? Os dias têm se resumido ao buscar: uma condição quase frenética de se Ter, Ser e Saber. Ou seja: quem não TEM, não SABE e não É - literalmente se está fora do mundo. Mas só ter faculdade não é o bastante. É necessária uma pós-graduação e isso também não é o bastante. E o vazio existencial continua.
As pessoas estão dia a dia em busca de muitas realizações. Nascemos com o sonho de Ter. Mas e se porventura não conquistarmos. Seja: uma casa, um carro ou qualquer outra coisa material? Deixaremos isso fazer de nossos dias ruins? Estaremos fadamos a infelicidade por conta disso? Infelizmente para muitos e muitos, essa resposta é Sim, mas porquê?
A resposta disso está no conceito terreno de que a vida humana está baseada no Ter. O apóstolo Davi, já nos advertira sobre isso no Salmos, 90:10 “A DURAÇÃO DA NOSSA VIDA É DE 70 ANOS E SE ALGUNS, PELA SUA ROBUSTEZ, CHEGAM A 80 ANOS O MELHOR DELES É CANSEIRA E ENFADO, POIS PASSAM RAPIDAMENTE, E NÓS VOAMOS.”
Irmãos, essa passagem nos faz lembrar de que tudo na vida passa muito rápido, e o que nos espera no lá céu, isso sim é perene.
Penso eu, que se nesta vida não tivermos o privilégio de ter uma casa própria, e talvez tão sonhada viagem ao exterior, ou aquele diploma; devemos nos apegar nas promessas do Pai, porque tudo aqui é efêmero, e o que nos espera é a glória da vida eterna, isso sim, é eterno e valoroso. E graças a Deus, os puros de coração, para lá estão caminhando... A prosperidade é uma consequência de nossas escolhas e esforço, ela vem naturalmente, com um trabalho digno e abençoado por Deus. Mas, é importante a sentinela: o nosso coração não deve estar focado somente nesta vida, em bens materiais, até porque tudo há de passar muito rápido.
Deus sabe o que está dentro de nossos corações e devemos voltá-lo a Ele, buscando acima de tudo sua sabedoria. Tudo nesta Terra é efêmero! Devemos entender que se Deus não nos der o privilégio de TER, isso não muda nada. O que realmente importa está garantido por Ele; a redenção tão esperada por todos no firmamento. Devemos, sim, garantir nosso passaporte para uma nova vida na Glória, como disse Davi “...nós voamos.”
Respeito todas as correntes e não estou aqui para defender ou julgar ninguém, e sim, para dizer-lhes que, o que vale mesmo é o que nos espera lá na glória.
Paulo fala em Ef 5:16 “remindo o tempo, porque os dias são maus.” Podemos interpretar isso como o conselho de que não devemos viver apenas em busca do que passa, daquilo que é transitório, efêmero.
Rogo a Deus que nos ajude a completarmos a nossa obra aqui na Terra, e como proferiu Davi, ‘que possamos aprender a contar os nossos dias para alcançarmos um coração sábio, porque Cristo é o nosso grande alvo e nele focaremos a nossa vida, aprendendo a viver o dia a dia, se alegrando em Deus, pois aquele que troca a sua alegria no Senhor por coisas passageiras não entendeu o que é eterno.’
Parafraseando Paul E. Holdcraft: O lugar onde você está não é tão importante como o lugar para onde você vai.
Que Deus vos abençoe e vos faça prosperar em toda boa Obra.


Pastor Diego Godava
Igreja Apostólica Shalom
R. Marcondes Salgado, 3-81 - Bauru/SP
diego_godava@hotmail.com
 
 
 
 
 
 
• APARTES •





 
"Ensina-nos a contar os nossos dias!"
 
Há um versículo na Bíblia que relata exatamente o meu sentimento nos últimos cinco anos. O texto está no Livro de Provérbios capítulo 19 e versículo 21, e diz: “Muitos são os sonhos do Homem, mas o propósito de Deus prevalecerá.” Se entendermos este versículo, tudo se tornará bem claro.

Posso correr, posso me ocupar, posso trabalhar, ganhar dinheiro, casar, ter filhos, construir, viajar, comprar e etc; mas se eu estiver fora do meu propósito original, sempre terei a sensação de falta, de ausência, de vazio e de insatisfação, pois Deus me fez e me criou de uma maneira extraordinária. Dotou-me de habilidade única, capacidade singular e missão específica, fora disso, correrei contra o vento, lutarei contra meu desígnio e serei eternamente frustrado comigo mesmo. O Salmista sabia seu propósito e pedia a Deus sabedoria, equilíbrio emocional e paciência para completar sua missão, pois apesar de os dias serem maus e o mundo apresentar uma degradação crescente, nunca podemos esquecer que O Senhor, O grande Rei e Criador, começou uma boa obra e ela se cumprirá com perfeição.
Jesus disse: Não andeis ansiosos pelo que haveis de comer, beber e vestir, pois Deus cuida de vocês. Ainda que busquemos desesperadamente nossas realizações pessoais, pagando o alto preço da ansiedade e da insatisfação, o propósito de Deus é o que prevalecerá. Por isso, minha sugestão é: Agrada-te do Senhor e ELE fará aquilo que deseja o teu coração, entrega o teu caminho ao Senhor, confia NELE e o mais ELE fará.


Pr. Ubiratan Sanches,
pr. Presidente do Conpev – Bauru/SP
 
 
_______________________________________________________



 
"Deus foi colocado de lado; tornou-se
apenas um coadjuvante"
 
Século 21 – grandes expectativas, riquezas, oportunidades, ambições, a humanidade está centrada em si mesma, cada um olha para si e não tem limites - o céu é o limite. O homem é o centro e tudo gira em torno dele. Deus foi colocado de lado, tornou-se apenas um coadjuvante.
Devemos aprender novamente que Deus é Soberano, Único, Eterno, Santo, que ama o pecador. Digo aprender, pois nos voltamos para nós mesmos e para mais nada. Deus é amor, mas também é justiça e tudo que plantamos nesta vida iremos colher. No salmo 90:12 Davi nos orienta que devemos pedir a Deus que venha nos ensinar a sermos sábios em nossos dias, que a humanidade necessita de Deus, e Ele deve estar em primeiro lugar em nossas vidas, devemos aprender a colocar nossos dias em suas mãos e aprender a escutar a vós do nosso criador; para onde devemos seguir? Tenha certeza: Deus te guiará para o lugar certo, dê um passo de cada vez, mas sempre na direção que Deus te colocar.
A palavra de Deus nos mostra que há tempo para tudo na face da terra, mas o ser humano tende a atropelar sua caminhada e acaba dando passos além de suas pernas, atropelam o agir e vontade de Deus para suas vidas. Devemos aproveitar este tempo de maneira ordenada e de acordo com a vontade que Deus tem para cada um de nós. A palavra de Deus nos afirma que o mundo jaz no maligno, mas também afirma que Jesus venceu o mundo e se estivermos com ele, andando conforme Sua vontade também venceremos. Ele afirma que em Cristo Jesus somos mais que vencedores, então eu pergunto a vocês: porque a busca frenética pelas coisas que perecem se o principal é a nossa vida espiritual com Cristo? A Bíblia é a boca de Deus falando conosco e é através deste manual de fé que encontraremos as respostas para andarmos por este mundo que não é o nosso – estamos de passagem.
Tenha certeza que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Priorize as coisas que vem do Pai, pois este corpo veio do pó da terra e para lá voltará, mas o espírito veio de Deus e para Ele voltará.


Diácono Josué Edinil de Farias,
Ig. Pent. Vitória de Cristo - Bauru/SP


_______________________________________________________



"Muitos falam que creem em Deus,
mas não vivem assim."

Senhor ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria - Salmos 90-12. Infelizmente muitos falam que creem em Deus, mas não vivem assim. O homem está cada vez mais distante e independente, com o coração ferido, frio, duro, onde a semente da palavra muitas vezes não consegue entrar. Muitos acreditam que o homem vale pelo que tem – mas há um preço por pensar e agir assim.
Um jovem queria viver as delícias do mundo, deixar o amor do Pai, do conforto da sua casa, do trabalho, mas percebeu que não foi criado para viver o poder e acúmulo da riqueza, sem amor, princípios, moral, e ainda onde se come bolotas de porco. (Lucas 15-11-32) Voltou para o pai antes de morrer no mundo, que jaz no Maligno, se arrependeu pedindo perdão. Outro jovem rico o abordou, sabia os mandamentos (e penso que tinha a sede do céu), mas algo em seu coração o impediu de seguir Jesus: o apego as coisas que ele tinha conquistado (Lc. 18-18-23). O desespero com essa vida material traz vícios, idolatrias, estresse, depressão. Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8-36). Buscai, “antes de tudo”, o seu Reino, e estas coisas vos serão acrescentados (Lc. 12-31). Não podemos servir ao Senhor e Mamom (riquezas), pois aborrecerá um e amará o outro (Lc. 16-13). Onde estiver o vosso tesouro, ali estará o vosso coração (Lc 12-34).
Tendo o temor de Deus em nossas vidas, saberemos o caminho e como percorrê-lo, assim como permanecer nele. Haverá renovação espiritual pelo temor ao Senhor. Assim, o coração de pedra que existe será transformado em coração de carne, e o espírito em espírito novo, de sorte que saberemos como ser agradáveis perante o Senhor e os nossos dias acrescentados. Tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 Jo 2-16, 17). Sábio é o que teme ao Senhor remindo o tempo, porque os dias são maus ( Ef. 5:16) crendo em sua volta. Oremos.


Pra. Regina C. Gonçalves,
Comunidade Vencedores Em Cristo – Bauru/SP



_______________________________________________________




"O coração do homem pode fazer planos, mas
a resposta certa dos lábios vem do Senhor"


Realmente, hoje nossa sociedade vive a busca incansável do TER.
No tempo de nossos bisavós eles não tinham microondas, DVD’s, computadores e etc. No entanto, hoje todos trabalham em prol de ter todos esses e outros aparelhos, talvez para não ficar por baixo em relação aos que tem, pois isso mostra uma condição - status.
Provérbios 16:1 quando diz que "O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor."
Fazer planos é do homem, isso é um presente de Deus dentre tantas outras coisas, mas o homem se perdeu no meio delas em busca apenas de sua felicidade - independente de qualquer coisa - inclusive de Deus.
Se o homem realmente, em seu coração, elaborasse planos e consultasse Deus sobre os mesmos, certamente seria feliz junto ao seu semelhante. A busca pela felicidade é abordada na Bíblia quando o apóstolo Paulo diz: “Não vos conformeis com este século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Irmãos, o que chama atenção neste texto é o segredo para vencermos toda efemeridade que nos acomete e, nos torna cegos ao que nos está sendo mostrado nessa passagem. Em suma, ela nos aconselha que não nos moldemos ao mundo e sim, o transformemos. O importante é lembrarmos que a verdadeira felicidade vem segundo os valores de Deus. Devemos aproveitar as coisas boas desse mundo sim, mas jamais nos moldarmos a elas, pois a verdadeira transformação de nossas vidas vem da purificação pela Palavra Viva.


Pastor Raimundo Alcântara,
Comunidade Sara Nossa Terra - Bauru/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.