Páginas

ARQUIVO DO WEB SITE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 fevereiro, 2009

ARTIGO: Fruto

O "pensamento" e a "mensagem eterna" (vide abaixo), da data em que publicamos pela primeira vez este artigo nos mostram que Deus o Agricultor, o Jardineiro, zela para que nós os ramos, na árvore [Jesus], produzamos muitos frutos.
O fruto a que Jesus se refere não é aquele que o rapaz que ouviu a sua primeira pregação se preocupou em providenciar, qual seja mudança de sua aparência, cortando o seu cabelo, antes muito comprido, conforme uma das mensagens publicadas no nosso blog. de 30.04.08, “Houve mudanças ou tudo continua igual?”
Embora tenhamos que reconhecer que aquele que se converte a Jesus, de fato, tem uma mudança completa de sua vida, inclusive no seu modo de vestir, não é a isso que estamos querendo nos referir.
O novo convertido não se conforma em continuar vivendo a sua vida medíocre anterior.
Ele deseja algo diferente: mudança de propósitos, mudança de ambientes/caminhos, mudança de esperanças, enfim deseja deixar de ser perdido para ser salvo, renunciando à morte para viver a vida eterna (síntese do que escreveu o Pastor Paulo Roberto Barbosa, em artigo devocional publicado no Sê Fiel).
O novo convertido a Jesus deseja mudar não porque seja obrigado, mas em virtude de o cristão procurar sempre melhorar em todos os aspectos: estudo, trabalho, responsabilidade, educação, ética, vida familiar, etc.
No nosso parco entendimento, há duas modalidades de "fruto":- fruto espiritual (mudança de coração, de mente, de procedimentos), ao que já nos referimos nesta semana (*), cujas características Deus define, através de Paulo: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5. 22-23); características essas, que, quando citamos, sempre destacamos três: "paz", "mansidão", "domínio próprio".
Ou seja, no nosso simples entendimento "cristão não roda a baiana", como se diz na gíria.
O cristão tem que dar a outra face conforme ensinamentos de Jesus.
O outro sentido de fruto, também espiritual (ação), é o desejo de "levar pessoas a uma conversão a Jesus", em cumprimento à vontade do próprio Senhor, comentada em artigo anterior (*), o qual nos determinou: "Ide por todo o mundo e pregai a toda criatura" (Marcos 16. 15).
E todos os cristãos que assim procedem [ensinam, pregam, testemunham] não o fazem apenas porque se trata de uma recomendação de Cristo, mas o fazem, principalmente, por amor ao próximo, amor àquele que. se não se converter a Jesus, não terá a vida eterna na presença de Deus. Não pensemos que quem leva a pessoa a se converter a Jesus somos nós.
Não! Nós apenas temos que obedecer à grande comissão do "ide", e é o Espírito Santo de Deus quem faz a obra, pois, segundo as Escrituras, "Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo" (João 16. 8).
Compete-nos tão somente lançar as sementes. Demais mensagens publicadas em nosso Blog, na mesma data, acabam por completar o destaque que estamos dando para "fruto":
- não podemos matar o tempo, mas bem aproveitá-lo para o cumprimento da missão;
- a nossa fé tem que ser ativa e frutífera, conforme comentários acima;
- temos que ser humildes na obra de Deus, pois Jesus nos ensina "não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita (Mateus 6. 3), ou seja, nada de "vanglória";
- e, encontramos felicidade quando estamos a serviço de Deus, abstraindo-nos de quaisquer dificuldades, obstáculos, oposições, críticas, etc.

Mensagem do dia (*):
"Quais são os segredos da vida frutifera? O primeiro segredo é a poda da planta. Deus é um jardineiro incansável, podando todo o ramo que dá fruto para que frutifique ainda mais. O segundo é a permanência dos ramos na videira. Essencialmente ser um cristão é estar em Cristo (...) é permanecermos em Cristo e Cristo em nós. Para que Ele permaneça em nós, devemos permitir que Ele assim o faça, que Ele seja cada vez mais aquilo que é: nosso Senhor e o Doador de nossa vida" (John Stott).

Mensagem eterna (*):
"Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15. 5).

(*) Toda vez que citamos “artigo anterior”, “publicado em nosso blog”, “mensagem do dia”, “mensagem eterna” ou expressões semelhantes, estamos nos referindo ao nosso Blog “SÊ Fiel”, abaixo identificado.

Edmar Torres Alves é colaborador do jornal Cidade Gospel e editor do blog http://www.sefiel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.