Páginas

ARQUIVO DO WEB SITE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 fevereiro, 2009

ARTIGO: O Céu ajuda aqueles que ajudam a si mesmos

por Milton Lucas

Alguns dos livros mais vendidos hoje são os chamados livros de auto-ajuda. O primeiro desta categoria se chamou "Auto-Ajuda" e foi escrito por Samuel Smiles em 1859. Sua frase de abertura é: "O Céu ajuda aqueles que ajudam a si mesmos", uma variação de "Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos", uma máxima frequentemente citada pelo famoso inventor americano Benjamin Franklin.

Os críticos questionam a legitimidade destes livros afirmando que eles oferecem "respostas fáceis" para problemas pessoais complicados e dizem que o único modo de ser bem sucedido – leia-se rico - com um livro de auto-ajuda é escrever um. Os defensores dizem que todos aqueles que se esforçam geralmente melhoram suas vidas.

Um dos livros mais famosos é “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” do escritor Stephen R. Covey, resultado de pesquisa feita em duzentos anos de publicações sobre sucesso que vão desde biografias a simples manuais e livros de auto-ajuda. Já vendeu mais de 15 milhões de cópias em trinta e oito idiomas desde a sua primeira publicação em 1989 e foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influenciador do século vinte.

Covey afirma que o sucesso é fruto dos nossos valores e não da nossa atitude. Segundo ele as vitórias públicas são resultado das vitórias interiores. É o que ele chama de Ética do Caráter. Covey sintetiza este pensamento com as palavras de Salomão “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Olhando desta forma os problemas que enfrentamos, sejam eles econômicos, familiares, sociais, políticos ou ecológicos, são em primeiro lugar um assunto do coração. Podemos olhar para a atual crise econômica mundial e enxergar a ganância como causa principal. Reconhecemos a fragilidade interior dos ricos e famosos jogadores de futebol brasileiros que no auge da carreira acabam por desmoronar moralmente em escândalos, os mais variados, mas sempre em torno de mulheres, drogas e dinheiro. É fácil ver que o aquecimento global também é fruto de um consumo descontrolado, gerado por um materialismo sem precedentes. Que dizer então da corrupção que reina nos meios políticos, e cujas raízes são mentira, vaidade e ganância – de novo. Apenas para citar alguns exemplos.

Os livros de auto-ajuda na maioria das vezes encorajam a determinação pessoal, a atitude positiva e uma boa rede de amizades como fórmula para o sucesso. Mas isso não é suficiente!

Se por um lado precisamos de fé, confiança, trabalho, planejamento e muita coragem, por outro lado precisamos cuidar do nosso coração, dos nossos valores e da nossa motivação. São eles que dão sustentação para uma vida bem sucedida.

Não basta fazer, temos que ser. Todo o ensinamento cristão é baseado nisso: mudança interior. Os ensinamentos bíblicos sobre integridade, generosidade, alegria, serviço, justiça e amor são extremamente relevantes numa época como a nossa.

Está escrito em Salmos 1:1-3 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”

Temos que concordar com Benjamin Franklin, além de precisarmos de auto-ajuda, precisamos da ajuda do Alto. Sem as duas, não iremos muito longe.

Milton Lucas é pastor da Vineyard Piratininga. Esta e outras reflexões estão publicadas no blog vineyardpira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O JORNAL CIDADE GOSPEL TE DÁ VOZ!
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS...
OBRIGADO POR SUA PARTICIPAÇÃO.